Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

07/07/2014
GAME DAY

Histórico jogador e treinador do CAB vai orientar a Equipa Masculina

O Conselho de Administração do CAB, SAD, acaba de anunciar o regresso do treinador João Paulo Silva (‘Juca’) ao clube para orientar a Equipa Sénior Masculina. Juca irá treinar a equipa dos Amigos que estará envolvida na disputa da Liga Profissional de Basquetebol, retomando, assim, uma ligação profissional ao clube da Nazaré. O novo técnico terá como ajunto Carlos Sousa, repetindo-se, assim, uma dupla que trouxe vários títulos ao clube da Nazaré.

Juca tem estado ligado ao clube desde a sua fundação, em Novembro de 1979, tendo defendido a camisola dos Amigos durante dezoito anos, em todos os escalões etários de competição. Aos 15 anos, iniciou a sua actividade como treinador no Minibasquete no CAB. Manteve sempre a actividade de treinador em paralelo com a de jogador, exercendo a função de treinador do CAB durante, aproximadamente, trinta anos. Já treinou todos os escalões do CAB em ambos os géneros e também já foi seleccionador regional em todos os escalões.    

Enquanto jogador, Juca foi campeão nacional da III Divisão, com a respectiva subida à II Divisão e à I Divisão. Foi treinador dos Amigos na I Divisão Nacional e assumiu funções de técnico da equipa profissional que participou pela primeira vez na Liga Portuguesa de Basquetebol (‘Liga Expo’) na época de 1997/1998. Do extenso currículo que acumulou ao longo dos anos ao serviço do CAB, destacam-se os seguintes registos:

  • 1988: Campeão Nacional da II Divisão Feminina, subida à I Divisão
  • 1993: Campeão Nacional da III Divisão, subida à II Divisão
  • 1996: Vencedor da Supertaça em seniores femininos
  • 1997: Campeão Nacional da I Divisão em seniores femininos
  • 1997: Vencedor da Taça Federação em seniores femininos
  • 1998: Vencedor da Taça Nacional em juniores “A”
  • 1999: Vencedor da Taça de Portugal em seniores femininos
  • 1999: Vencedor da Liga Feminina de Basquetebol
  • 2000: Vencedor da Supertaça em seniores femininos
  • 2000: Vencedor da Taça de Portugal em seniores femininos
  • 2001: Vencedor da Liga Feminina de Basquetebol
  • 2006: Vencedor do Campeonato Interselecções de cadetes femininos
  • 2006: Vencedor do Campeonato Interselecções de iniciados femininos
  • 2007: Vencedor da I Taça da Liga (Victor Hugo)
  • 2007: Vencedor da Supertaça
  • 2008: Vencedor da II Taça da Liga (Victor Hugo)
  • 2010: Vencedor da I Taça Federação da Liga Feminina

Hoje, com 47 anos, Juca é professor de Educação Física na Escola Secundária Francisco Franco. Sobre o regresso ao clube que o viu crescer no basquetebol, quer como jogador, quer como treinador, o novo técnico da Equipa Masculina comenta: “Em primeiro lugar, significa o retomar uma actividade pela qual sinto uma enorme paixão: liderar equipas. Naturalmente que esta satisfação tem um significado especial por ser no CAB. Existe uma ligação sentimental enorme, pois foi neste clube que fiz grande parte da minha formação desportiva e social. Aqui aprendi a verdadeira dimensão da humildade, da amizade, da conveniência pelo respeito e valorização relativamente ao reconhecimento pessoal do nosso trabalho.”

Já sobre o projecto que irá liderar na Equipa Profissional e junto de todo o sector masculino dos Amigos do Basquete, o treinador do CAB observa: “Vamos trabalhar no sentido de desenvolver um programa que vise criar uma dinâmica formativa. Fomentar a identificação dos valores que facilitem a convergência entre a formação permanente de atletas e a manutenção de um nível competitivo elevado. Esta é a ideia central para que a equipa masculina do CAB seja, na realidade, um dos principais objetivos a alcançar pelos nossos jovens atletas no seu processo formativo.”

Para o treinador do CAB, “O trabalho desenvolvido na equipa sénior deve ser percetível a todos os treinadores e respetivos atletas. Queremos que a equipa de referência seja um espaço aberto a todos os nossos atletas. Ela deve funcionar como a extensão natural do percurso desenvolvido pela formação. Certamente que em paralelo saberemos estabelecer um conjunto de compromissos desportivos a alcançar e que, sustentem um nível competitivo elevado e apetecível.”

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com