Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

30/11/2015
GAME DAY

João Paulo Silva reflecte sobre a obra 'Épocas Femininas'

Este segunda-feira, o CAB e a editora 'O Liberal' publicam o livro 'Épocas Femininas'. A obra, da autoria do trenador João Paulo Silva ('Juca') tem a sua apresentação pública no dia em que os Amigos do Basquete celebram 36 anos de existência. é caso para dizer que, em dia histórico, o CAB dá mais um passo na História, ou não fosse 'Épocas Femininas' o primeiro registo escrito da história do clube fundado a 30 de Novembro de 1979.

O Site Oficial do CAB chegou à fala com o autor, e actual treinador do plantel masculino do CAB, colocando-lhe algumas questões sobre a obra que vem hoje a público. Aqui fica o regisot da conversa:  

Existe paixão por detrás da escrita de ‘Épocas Femininas’?

O livro foi escrito com paixão e quando assim acontece, levamos tempo a encontrar as palavras certas. Não sei se este será o preferível formato de expor um tempo da história de uma instituição que foi crescendo ao ritmo da dedicação incansável de várias personalidades. Apenas desvendei no decurso das épocas femininas a oportunidade de construir ideias, de dar rumo aos meus pensamentos e desassossegos sobre a liderança no plano desportivo.

Qual é o objectivo do livro?

Existem três aspetos centrais que cunham todo o percurso efetuado ao longo do tempo que é relatado nesta obra. Em primeiro plano, constatamos a carência para louvar um conjunto alargado de atletas que, de forma devota, se entregaram sem hesitação a uma causa que visava sobretudo a afirmação coletiva, indiferente a qualquer ascensão particular. Por outro lado, são aludidos episódios que de alguma forma podem cooperar para a clarificação do fenómeno ligado à orientação desportiva. Finalmente, desejo confirmar, convictamente, o engrandecimento do CAB.

O clube tem vindo a edificar um crescimento com um impacto manifestamente autenticado a nível nacional e internacional. ‘Épocas Femininas’ coincide com um conjunto de etapas que evidenciaram essa afirmação e contribuíram para que esse valor regulasse a construção racional de novas etapas na vida do clube, abrindo-se assim um caminho que nos conduzirá ao progresso de forma sustentada.

O que é que um treinador de basquetebol pode esperar encontrar neste livro?

Estes relatos são uma exigência responsável que advém do compromisso genuinamente produzido através da relação estabelecida com outros treinadores. A sua ação despertou a necessidade de partilhar conhecimento sobre aspetos relativos à liderança de equipas. Sendo assim, épocas femininas apresenta-se como um desafio aos treinadores que nutrem a importância de reconhecer nos outros uma eventual fonte de conhecimento útil à sua evolução.

Este livro pode ajudar os treinadores a serem melhores líderes?

Possivelmente esta não será uma obra de leitura obrigatória mas será, indiscutivelmente, uma produção que permitirá, essencialmente aos treinadores, uma maior amplitude ao nível do domínio racional dos temas que compõem um processo de liderança desportiva. Neste sentido, caberá a cada um saber caracterizar, por conveniência da sua ação, a seleção dos conteúdos mais adequados.

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com