Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

03/10/2016
GAME DAY

Vice-Presidente Roberto Rodrigues fala do arranque da época e das expectativas dos planteis seniores e da Formação

O início de uma nova época é sempre um altura de grande exigência para o cube, não só devido às responsabilidades financeiras que um novo ano acarreta, particularmente no que toca à competição das equipas seniores, mas também devido a toda a pressão logística inerente a gerir um clube com uma Formação numerosa e quatro equipas a participar em provas nacionais.

Em entrevista ao Site Oficial do CAB, Roberto Rodrigues, Vice-Presidente para a Gestão Desportiva, relata, na primeira pessoa, a forma como o início de 2016/2017 está a ser vivido pela Direcção do clube e tece observações pertinentes sobre o funcionamento da Formação e das equipas ´seniores.

De que forma está a ser vivido, ao nível da Direcção, este arranque de época?

Ao nível diretivo o início de época é sempre pautado por uma grande azáfama, pois findas as contratações de todos os atletas, iniciam-se o processo de inscrições, a preparação da logística para a época desportiva e social do clube, pois num clube como o CAB não podemos organizar as coisas "em cima do joelho", pelo que tudo deve ser planeado ao pormenor e com o devido tempo para as intervenções necessárias ao resultado pretendido.

Quais as expectativas relativamente às equipas seniores?

As expectativas são sempre bastante elevadas, aguardando o melhor resultado possível em cada um dos sectores e que obviamente passam por títulos. Essas expectativas só são possíveis devido ao grande grau de exigência e rigor pautado pela Direcção e consequentemente pelos treinadores das nossas equipas, pois só assim será possível ter os resultados esperados e justificar todas as apostas públicas e privadas no nosso clube.

E quais as expectativas quanto à Formação?

Num clube premiado diversas vezes pela entidade máxima do basquetebol em Portugal, que é a Federação Portuguesa de Basquetebol, e um dos poucos clubes certificados como escola de formação, as expectativas só poderiam também ser elevadas, procuramos todos os dias dar mais e melhores condições a treinadores e atletas, sabendo sempre que por mais que sejam providenciadas tais condições, haverá necessidade de passar ao nível seguinte, tal como um atleta sempre que atinja um patamar, o objetivo terá de ser o próximo. Apesar das expectativas elevadas, a direção só irá exigir uma única condição a todos os treinadores e atletas: TRABALHO.

É notória a afluência que está a acontecer às escolas de Formação do clube na esmagadora maioria dos escalões. Que leitura pode ser feita desta situação? Que desafios a mesma coloca ao clube?

A leitura desta situação depreende-se que será uma consequência do excelente trabalho que tem sido feito ao longo dos anos por quem colabora na formação, treinadores, coordenadores, encarregados de educação e demais pessoas presentes. O desafio é um só, que está relacionado com o espaço limitado que o clube tem, no entanto soluções serão encontradas, pois só não o encontra quem não procura, por isso preferimos ter esse desafio para solucionar do que não o ter...ao trabalho!

Como dirigente, que papel gostaria de ver os encarregados de educação a assumir do Processo Formador que é levado a cabo dentro do clube?

Como em entrevistas anteriores, gostaria de ver os encarregados de educação mais envolvidos nas atividades dos seus educandos, e apesar de várias prioridades, expectar que o desporto por vezes não fosse visto como o "patinho feio" das atividades, pois julgo que há tempo para tudo.

Por vezes, infelizmente, ainda vejo e oiço encarregados de educação a fazer com que os filhos deixem de estar presentes nos treinos para eventualmente estudar, no entanto caso haja uma verdadeira organização será sempre possível coordenar todas as atividades. Este tipo de situações também poderá advir da "ausência" dos encarregados deste processo formador, pois ainda há atletas que, desculpem-me a expressão, parecem ser "mercadorias" sendo "despejados" a porta do pavilhão e "recolhidos" após os treinos/jogos.

Que mensagem gostaria de deixar às equipas seniores e seus treinadores?

Às equipas seniores gostaria apenas de pedir muito trabalho e dedicação, que em cada treino e em cada jogo, o façam como sendo o último, pois independentemente do resultado desportivo, estarão sempre de consciência tranquila que tudo fizeram de forma positiva, contribuindo com o que de melhor podem e sabem, caso contrário irão enfrentar sempre a componente psicológica de que poderiam ter defendido mais, corrido mais... e é um sentimento mau!

E que mensagem deixaria à Formação e aos seus treinadores?

À formação a mensagem anterior também deverá ser a sua linha orientadora, pois toda a formação serão os seniores do amanhã e sendo o nosso futuro, só o poderão ser melhores se trabalharem no máximo. Sabendo o que é ainda ser jogador na formação acrescento alguns aspectos que devem ter sempre em mente: não deixem de sonhar, pois só assim será possível que lutem pelos vossos objectivos e procurem melhorar aquilo que vocês controlam (o vosso jogo!), tudo aquilo que vos é alheio só vos servirá de desculpas para os insucessos e nada mais.   

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com