Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

20/07/2013
GAME DAY

Jovens promessas são esperança dos 'Amigos' no futuro

Juntos, medem quase quatro metros, e, apesar de terem apenas catorze anos, estes dois basquetebolistas já carregam nos seus ombros um mundo de esperanças sobre o futuro da equipa sénior do CAB.

Pedro Escórcio (1.92m) e Tiago Oliveira (1.91m), iniciaram, este verão, uma nova fase na sua carreira desportiva. Oriundos do Clube Francisco Franco e do Clube de Basquetebol do Porto Santo, os dois jovens passaram a envergar a camisola dos Amigos, clube que os recebeu de braços abertos e que já está a submetê-los a um regime de treinos específicos com vista o desenvolvimento das suas capacidades basquetebolísticas.

“Estou no CAB pela seriedade do seu projecto, pela dedicação de cada membro pertencente a este projecto e pelas possibilidades que este projecto me oferece para evoluir como jogador e como indivíduo”, explica Pedro Escórcio. Já Tiago Oliveira, cuja mudança para o CAB implicou mudar de residência e de escola, afirma “Vim para o CAB para melhorar a minha técnica e perícia. Quero evoluir como basquetebolista e o CAB é a melhor opção para tal”.

Embora já tenham sido adversários quando estavam ao serviço das suas anteriores formações, os dois atletas estarão agora na mesma equipa, lutando por objectivos comuns e por um lugar futuro na equipa profissional do CAB. “Acredito que eles têm todas as condições para vingarem no basquetebol e integrarem, dentro de dois ou três anos, a equipa sénior, porém essa possibilidade só se vai concretizar se eles trabalharem com empenho, com dedicação e com objectivos”, afirma Faty Freitas, coordenadora do CAB e treinadora que tem vindo a trabalhar com os atletas no âmbito do projecto ‘Escola de Campeões’.

Numa nova fase do desporto regional, que estimula os clubes a olharem com ainda mais atenção para as suas camadas de formação, os jovens Pedro e Tiago são duas apostas de longo prazo do clube da Nazaré. “Sempre tivemos orgulho em integrar nas equipas seniores jovens formados no nosso Clube. Mas, agora, isso tornou-se, ainda mais, numa necessidade. Por isso, temos que ajudar jovens como o Pedro e o Tiago a trabalhar mais, a trabalhar melhor e a desenvolver hábitos de treinos que possibilitem a sua ascendência à equipa sénior”, explica João Pedro Vieira, vice-presidente para a gestão desportiva do CAB.

Após alguns dias de exames físicos, Pedro e Tiago já trabalham no CAB, sendo que a atenção à preparação física e ao aperfeiçoamento técnico têm dominado as sessões de trabalho. Ao contrário de muitos dos seus amigos, que aproveitam as temperaturas mais quentes para ir à praia e descontrair, estes dois atletas e os demais jogadores que estão no projecto ‘Escola de Campeões’ passam muito do seu tempo no pavilhão, tentando aperfeiçoar as suas capacidades e ganhar o direito de sonhar com um lugar na elite do basquetebol nacional, sonho esse que só se conquista com muito suor e sacrifício. 

Sobre esse futuro, Pedro e Tiago têm ideias claras. “Ambiciono chegar a uma grande liga mundial, e, devido a isso, é que me mudei para o CAB, pois sei que, com todo o suor e trabalho que darei a este projecto, poderei tornar-me num jogador com um futuro promissor”, explica o jovem Pedro Escórcio, acrescentando que os seus objectivos também passam por “tirar, no mínimo, uma licenciatura em comunicação social e formar família”.

Claro e pragmático, Tiago Oliveira tem uma grande ambição que não esconde quanto ao seu futuro na modalidade. Segundo o jovem atleta, “Quero ser um dos melhores postes a nível nacional e também desejo ter um curso superior.”

No mesmo tom e com a mesma confiança, o vice-presidente do clube, João Pedro, acredita que o CAB deve continuar a identificar talentos regionais e a apostar na sua formação. “Sabemos que a captação e formação de jovens atletas é um processo custoso, moroso e incerto, pois nada nos garante que o jogador A ou B chegue à equipa sénior. No entanto, acredito que este é o caminho que o CAB tem de seguir se quiser ter, a médio e longo prazo, equipas seniores formadas maioritariamente por madeirenses oriundos das nossas escolas.”

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com